7 ingredientes para um bom design corporativo – Parte 1/2

**Este post é uma tradução livre do texto publicado em Smashingmagazine – 7 Ingredients Of Good Corporate Design

É difícil definir design. Temos uma vasta gama de definições para escolher. Design não visa apenas o  design gráfico,  mas também a estratégia. Ela é usada em uma variedade de indústrias, tais como engenharia, arquitetura e web design.

Isto significa que o design não é apenas de natureza gráfica ( que é uma forma de representação visual e artística), mas também de planejamento de processos para alcançar determinados objetivos. As grandes corporações compreendem claramente esta ferramenta em seus projetos e estratégias para alcançar o sucesso.

Para um bom design corporativo, temos de estar conscientes de dois elementos principais, que podem ser subdivididas em um total de sete “ingredientes”:

  • Concepção, como na representação artística (sinal gráfico, tipografia, cores)
  • Concepção estratégica (marca, qualidade, a comunidade e a cultura)

1. Sinal Gráfico (Marca)

Tipicamente, uma marca é concebida para o reconhecimento imediato. Os usuários muitas vezes identificam uma corporação ppor sua marca. Basta olhar para as imagens acima: os nomes das empresas deverão imediatamente “aparecer” em sua cabeça..

Mas o sinal gráfico é apenas um dos aspectos de uma estratégia de marca da empresa. Ela ajuda, naturalmente, a diferenciar uma empresa de seus concorrentes, mas uma grande marca não quer dizer nada a menos que valha alguma coisa. Se você foi incumbido da tarefa de criar uma marca para uma organização, seu trabalho é criar uma imagem abrasta limpa, de simples assimilação, que acrescente algum significado para a organização. Você pode ler mais sobre a importância do design de marcas em Seth Godin’s Article.

2. Tipografia

Uma tipografia bem proporcionada, limpa e forte pode fazer toda a diferença em um site ou até mesmo a um flyer corporativo.  Uma boa tipografia cria um sentimento de  “Há algo sobre isso”  na consciência das pessoas.

Uma das mais bem sucedidas fontes que podem ser vistas por toda parte (placas, edifícios, aviões e outros) é a Helvetica. Esta é a King Kong dos caracteres tipográficos, há mais de 50 anos. Helvetica mudou o mundo da tipografia. Mostrou à tipógrafos e designers gráficos que o simples é bom.

  

Grandes empresas tendem a adotar a clara fonte sans-serif como seus caracteres tipográficos. Uma tipo deve refletir a imagem da companhia e suas crenças. Se uma empresa é um pouco conservadora, então deve-se usar uma tipográfia com caracteres serifados, como a Times New Roman. Estes caracteres tipográficos refletem os desenhos clássicos. Com a ajuda de grandes tipografias, uma organização deverá reforçar um lema ou uma mensagem entregue aos seus utilizadores.

Todos os textos de um website, não apenas em sites corporativos, precisam ser legíveis. Um web designer deve levar em consideração os diferentes motores de renderização de cada navegador; textos e fontes não são os mesmos entre diferentes navegadores.

Em grandes sites corporativos a usabilidade desempenha uma papel cada vez mais amplo na tipografia do design. A empresa deve também se importar com seus utilizadores com deficiência, que só podem ler com ajuda de leitor de tela e outros.

Considere os seguintes links para recursos corporativos sobre tipografia:

3. Cores

Um designer gráfico normalmente deveria ser cuidadoso no momento de conceber a identidade visual de uma grande corporação. Devemos levar em consideração diferentes combinações de cor, dentro dos seus significados teóricos.

O esquema de cores corporativos que o designer escolhe faz uma forte declaração sobre a organização e a forma de como ela faz negócios. Como acontece com todos os outros elementos mencionados acima, as cores devem enfatizar a filosofia e a estratégia da corporação.

  

A investigação conduzida pelo Institute of Color Research revela que todos os seres humanos fazem em seu subconsciente uma sentença sobre uma pessoa, ambiente ou intem dentro de 90 segundos, e que essa avaliação é baseada principalmente na cor. Isto demonstra o importante papel das cores corporativas em design gráfico.

//– fora do texto original – Leia mais sobre cores: Um guia para escolher cores para sua marca

Introduza o mundo de paletas de cores em harmonia. Há muitas ferramentas online úteis para criar belas e atraentes cores, como o COLOURlovers, que exibe cores e tendências de paletas.

Uma ferramenta é particularmente interessante para o ponto de vista tecnológico que lhe está subjacente. Aparentemente, o nosso cérebro não evoluiu para ver ou apreciar a concentração e a saturação das cores que são consideradas “cores básicas”. Nossos olhos evoluíram para ver cores sofisticadas cores naturais que raramente colidem uma com a outra.

Considere os seguintes links para obter mais detalhes sobre a teoria da cor:

Continue lendo (parte2)

Veja outros posts

/ Criando fora das 4 paredes

/ E você, já ouviu falar de podcast?

/ Lacoste tem novos garotos propaganda.